modernização

VÍDEO: Exército de Santa Maria terá 16 novos blindados

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Comunicação Social do Regimento Mallet 

Já estão a caminho de Santa Maria 32 obuseiros autopropulsados (o popular blindado) estadunidenses que visam modernizar a Artilharia de Campanha do Exército Brasileiro. Na manhã desta sexta-feira, as viaturas foram descarregadas no porto de Rio Grande.

Veja mais no vídeo:


As Viaturas Blindadas de Combate Obuseiro Autopropulsado (VBCOAP) M109 A5+ BR 15mm, fabricados pela empresa americana BAE Systems, foram adquiridos como parte do Subprograma Estratégico - Sistema de Artilharia de Campanha. Os blindados serão concentrados em Santa Maria, no Regimento Mallet, para o treinamento de militares que vão operar as máquinas, testes e tiros técnicos e operacionais. 

Em novembro, Hospital Regional deve contar com R$ 50 milhões

Mas os 32 blindados não ficarão em Santa Maria. Eles serão divididos com o 5º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (5ª GAC Ap) da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada (5ª Bda Cav Bld), de Curitiba, no Paraná. Os 16 que ficarem em Santa Maria vão equipar o 3º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (3º GAC Ap) da 6ª Brigada de Infantaria Blindada (6ª Bda Inf Bld).

CHEGADA EM SANTA MARIA
Em Rio Grande, os blindados serão carregados em pranchas do Exército e transportados em levas de oito por vez para Santa Maria. Os primeiros chegam na noite de hoje, entre 21h e 22h, no Parque Regional da Manutenção da 3ª Região Militar, no Bairro Juscelino Kubitschek. Mais oito devem chegar entre domingo e segunda-feira.

Aqui, os blindados passarão por três etapas. A primeira, será a de recebimento. Os veículos passarão por um período de avaliação, para garantir que chegaram em boas condições. Na segunda etapa, eles serão deslocados para o Campo de Instrução de Santa Maria, onde os militares que ficarão responsáveis pela operação serão treinados. Na terceira, já em novembro, serão executados tiros técnicos e operacionais. A entrega oficial dos 32 blindados está marcada para o dia 6 de novembro.

OBUSEIRO
Cada blindado pesa 25 toneladas e tem um motor de 440 HP. O obuseiro dispara, no máximo, quatro tiros por minuto e tem um alcance de 30 quilômetros, além de um sistema de navegação inercial. Os blindados foram projetados com base nas necessidades do Exército, e é um avanço em relação ao modelo anterior, o M109 A3, que possuía alcance máximo de 24 quilômetros.

Chuva deve dar uma trégua no final de semana em Santa Maria

- São carros modernizados com o que há de última tecnologia - resumiu Coronel Gusmão, que acompanhou o recebimento dos blindados em Rio Grande.

* colaborou Felipe Backes

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Chuva deve dar uma trégua no final de semana em Santa Maria

Próximo

Em novembro, Hospital Regional deve contar com R$ 50 milhões

Geral